Este blog é para você que é um Batista Reformado, e que entende que a Confissão de Fé Londrina de 1689 é como "espinha dorsal" no entendimento das doutrinas bíblicas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O significado de Salmo

Renê Antuane e Lucas G. Freire

Salmo significa um cântico cantado com a harpa, mas então porque os defensores da salmodia exclusiva defendem a não ultilização dos instrumentos musicais?

A resposta para essa pergunta é ao mesmo tempo simples e profunda. Simples porque os instrumentos Musicais no Antigo Testamento foram ordenados por Deus para serem usados somentes pelos Levitas e durante os sacrifícios de animais no Templo.

Profunda porque o Templo Judeu com suas cerimônias representavam a pessoa e a obra de Cristo, no caso dos instrumentos musicais ao serem tocados pelos levitas durante os sacrifícios representavam que aquilo que estava morto ganhou vida por meio da morte de Cristo.

Quando a igreja canta um salmo que pede perdão, o instrumento é quem louva a Deus por meio de Cristo.Quando a igreja canta um salmo de agradecimento a Deus por recompesá-la por sua justiça, Cristo é quem está louvando a Deus usando o instrumento, pois nós somos como uma harpa em suas mãos, sem ele não haveria como dar vida a nós mesmos. Então o verdadeiro cantor dos Salmos é Cristo a harpa que ganhou vida somos nós...

Dois fatos curiosos: 1. Mesmo com toda a rebeldia presente naquele tempo, o povo de Deus jamais introduziu instrumentos musicais no culto antes de o próprio Deus ter ordenado provisões para que eles fossem introduzidos.

2. Fora do templo, os judeus antigos (até bem recentemente) jamais utilizaram instrumentos musicais. Afinal, fora do templo não há sacrifício. Na sinagoga havia canto, mas não havia acompanhamento com instrumentos. Quando o povo foi para o exílio, as harpas e salgueiros foram "pendurados", não porque cessaram de cantar - afinal há um salmo sobre essa assunto! - mas porque cessaram de ir ao templo.

Salmo 137:1,2 - 1.JUNTO dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. 2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.

Este salmo nos mostra claramente que pelo fato do Templo nessa época tinha sido destruído e consequentemente não havia sacrifício, então eles sobre os salgueiros que haviam na Babilônia, penduraram as suas harpas. Isto é mais uma prova de que os instrumentos estavam ligados exclusivamente às cerimônias do Templo Judeu.

O uso ordinário dos instrumentos era durante os sacrifícios de animais feito no altar do TEMPLO e somente levitas eram autorizados a tocá-los, representando o seguinte: Nós que estávamos mortos como um instrumento, incapazes de adorar a Deus, ganhamos vida por meio de Cristo, por isso ao final do salmo 150 diz "tudo que tem vida louve ao Senhor" (ou seja, o que estava morto, ganhou vida por causa da morte do Cordeiro de Deus )Os próprios judeus não usaram instrumentos musicais nas sinagogas judaicas em louvor a Deus até cerca do ano 1810.

Sei que eles não interpretarão os serviços no templo como uma sombra da obra e da pessoa Cristo, mas ainda assim sabiam que tudo o que lá ocorria estava ligado ao ofício cerimonial dos sacerdotes e levitas que não mais existem... Os que defendem o uso litúrgico dos instrumentos no NT estão sendo inconcistente em suas interpretação pois estas mesmas pessoas não interpretam literalmente estes salmos abaixo:

Salmo 66:13,1513 Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14 Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia. 15 Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.)

Salmo 51: 1919 Entäo te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; entäo se ofereceräo novilhos sobre o teu altar.

Sal 98:8 - Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas

Instrumentos, vestimentas sacerdotais, sacerdocio, louvor representativo (i.e., corais), incenso, holocaustos, sacrificios, festivais judaicos, etc. Todas essas coisas sao parte das ordenanças cerimoniais do culto judaico e nao ha indicio de que a igreja primitiva tenha continuado com elas. Assim tambem entenderam os reformadores do lado calvinista: Calvino aboliu o uso de instrumentos no culto, os puritanos seguiram o mesmo preceito. Na Holanda, os orgãos nao foram quebrados, mas nao foram usados no culto tambem ate o seculo 18. Ate o final da idade media mesmo os romanistas tinham vergonha suficiente para manter todo o sistema sacerdotal, mas ainda deixando de fora os instrumentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário